terça-feira, 4 de março de 2008

Executivos de games acham controles complicados

Phil Harrison, presidente da Sony Computer Entertainment que deixará seu cargo em fim de fevereiro, e Peter Molyneux, chefe do estúdio Lionhead, de propriedade da Microsoft, concordaram que os controles empregados em videogames são muito complexos e afastam novos jogadores.

Segundo o site GamesIndustry.biz Harrison teria comentado que entregar um controle para alguém pode parecer entregar uma arma ou granada de mão sem o pino.

O maior problema estaria no excesso de botões, que Molyneux preferiria que não existissem. "Não usamos metades dos botões do controle do 360 simplesmente porque eu sonho que alguém que nunca tenha jogado videogames sente-se e jogue Fable 2 com alguém que tenha jogado sua vida inteira", explicou o executivo acrescentando que sempre deve-se procurar o uso de um botão.

Para Harrison, a Nintendo está no caminho com o controle de seu Wii e o executivo se disse impressionado com a intuitividade empregada no telefone celular com tela sensível ao toque iPhone, da Apple. O presidente da SCE afirmou ter visto uma criança de dois anos brincando com o celular e depois tentando repetir os processos na TV, apertando a tela para mudar de canais.

"Ele está certo, e nós estamos errados - isto deveria ser aplicado universalmente. A Apple deveria ser aplaudida por esta inovação", avaliou.

O emprego de múltiplos botões em joysticks começou na segunda geração de consoles domésticos, a era dos 8 bits, quando os controles dividiam seus comandos em dois botões, usualmente para "pular" e "bater". Na era seguinte, dos 16 bits, a Nintendo apresentou um layout de controle que além de quatro botões frontais acrescentava outros dois botões superiores, exemplo seguido pela rival Sega, com uma versão especial de controle com seis botões frontais. O padrão que vingou foi o proposto pela Nintendo, ampliado na quinta geração de consoles, chegando a três direcionais e oito botões, modelo seguido até hoje pela Sony em seu PlayStation.

A mudança de controles para um muito mais simples e o reconhecimento de movimentos no Wii se provaram satisfatórios perante um público que havia desistido de jogar videogames por seu alto nível de complexidade, e passou a atrair novos jogadores, inclusive da terceira idade.

Fonte: http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=17326&sec=7

A qual é ne??? Os video games evoluiram desde a época do atari!!! Não da pra jogar o ultimo mortal combat com apenas 4 botoes e um direcional!!! Ta... e seguir o controle o exemplo do wii, tambem não da certo, depois de jogar aquilo por umas 4 horas deve ser de doer o braço! Alem disso adianta um video game com aquele controle se os graficos são uma porcaria? Vocês já viram o wii sports? Aquilo é grafico de video game de ultima geração?

Nenhum comentário: